domingo, 15 de maio de 2011

As Dez Virgens ( mateus 25.1-13 )

      Jesus pregava muitos em parabolas;era a forma de discursos usada para garantir o efeito de uma frase pela justa posiçao de outra frase a ela semelhante;e´uma narrativa ficcional ou verdadeira que se apresenta com o fim de ensinar a verdade.
      Uma comparaçao ,quando se tem figuras conhecidas para representar valores elevados;sejam morais,espirituais e eternos. Obs: devemos considerar as circuntancias que cercam cada narrativa e a logica que elas trazem.
      
       O Texto: vers 1. Entao o reino dos ceus sera semelhante as Dez Virgens que ,tomando as suas lampadas,sairam ao encontro do esposo.
                     2.  e cinco delas eram prudentes,e cinco loucas.
                     3.as loucas,tomando as suas lampadas nao levaram azeite consigo.
                     4.mas as prudentes levaram azeites em suas vazilhas ,com suas lampadas.
                     5.e, tardando o esposo ,tosquenejaram todas e adormeceram.
                     6.mas a meia-noite ouviu-se um clamor;ai vem o esposo,sai-lhe ao encontro.
                     7.entam todas aquelas virgens se levantaram,e prepararamas suas lampadas.
                     8.e as loucas disseram as prudentes: dai nos  do vosso azeite,porque as nossas lampadas se apagam.
                     9.mas as prudentes responderam,dizendo:nao seja caso que falte a nos e a vos,ide  antes ao que o vendem,e comprai o pra nos.
                   10.e,tendo elas ido compra-lo ,chegou o esposo,e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas ,e fechou se a porta.
                   11.e depois chegaram as outras virgens dizendo: senhor ,senhor abre nos.
                   12.e ele,respondendo,disse:em verdade vos digo que nao vos conheço.
                   13vigiais pois, nao sabeis o dia nem a hora em que o filho do homem ah de vir.

     Introduçao:A virgem era,por determinaçao legal,propriedade de seu pai. a sua honra era protegida,mas o seu desvio era severamente castigado.
      Paulo em corintios recomenda que permaneçam puras,nos somos propriedade exclusiva de Jesus e a nossa honra e fundamental a ele,e o desvio nos trara consequencias.
      Entao e bom que permaneçamos no caminho firmes.
      
       Nesta epoca as pessoas que participavam de um casamento ,aguardavam o noivo na casa da noiva,e por ser a noite levavam consigos uma lampada...e essa lampadaeram mantidas com azeite,e ali aguardavam ate a chegada do noivo e partiam para sua casa ,onde ocorria a festa. mas e se o noivo se atrasasse...muitos poderiam ter dificudades pois o azeite podia se acabar e nao teriam reserva.
              
      Queridos irmaos este texto fala de algo muito serio que esta relacionado a salvaçao;e por nao ser prudentes muitos podem perde-la.
       O texto cita JESUS: o noivo
                             a igreja/os crentes: a noiva
       aqui mostra  dez noivas, todas com suas lampadas e com azeite,aguardando o noivo que viria. mas ,   o noivo poderia chegar antes,durante ou depois.e cinco delas nao se preocuparam de ter mais azeite,enquanto as outras cinco foram mais prudentes e levaram consigo uma reserva de azeite .
      E dormiam quando houve um clamor e o noivo chegou,levantaram e prepararam suas lampadas,mas ai e que a parabola mostra por que temos de estar sempre preparados para a chegada do noivo,as que nao levaram reserva de azeite nao podia seguir no escuro,nao enxergariam nada sem ver o caminho,suas lampadas se apagariam.
      a reaçao delas foi de pedir azeite as outras;mas nao puderam ser atendidas,pois, existe coisas que voce nao pode dar e sim ministrar ,e o ESpirito Santo e uma delas... eu posso ministrar o Espirito Santo na vida das pessoas, mas ficar cheio e com elas ,tem de ser uma busca pessoal,uma intimidade com Deus.
      Elas foram comprar,as que estavam preparadas entraram,mas as outras ao voltarem a porta ja tinha se fechado,filhos na ultima hora ,nao dara tempo pra se abastecer com o azeite nao ,pode ser tarde demais e as portas podem ter se fechado,seja prudente.
      nos dias atuais tem muita gente se abastecendo de coisas que nao  se relaciona a obra de DEUS e nao tem colocado o azeite que e a presença do Espirito santo,nao honra o nome de Jesus ,nao tem aquela explosao dentro de si mesmo em ser um genuino cristao ,um servo de DEUS.
      Lembre-se todos saem com azeite nas lampadas,mas no trageto ate o final da caminhada so chegara aquele que tiver uma reserva de azeite.

        este texto foi feito em colaboraçao com nossa querida irma Andreia helena.


          Que Jesus abençoe a todos e que este estudo possa mudar algo em sua vida.

9 comentários:

  1. Hoje em nosso dias o q mais encontramos são as 5 loucas. As vezes estamos vivendo isso e nem percebemos, estamos preocupados com as coisas materias tipo casas , carro , dinheiro etc... , q esquecemos de esta a cada dia buscando as coisas q vem de sima como santidade, intimidade com Deus e tbm unção. Mais q a parti de hoje Deus venha abri nossos olhos espirituais para q possamos ser com as 5 prudentes . Amém

    ResponderExcluir
  2. É verdade perdemos muito tempo com os afaseres do dia a dia que nos prende e tira a nossa vida com Deus precisamos estar atentos e vigiar-mos assim como um leite a ferver, qdo menos esperamos ele derrama, buscar nas madrugadas falar com Deus sem formalidades e saber que temos um amigo.como servos do Senhor, pastores intercessores,levitas e etc.Estamos sempre tirando de nós mas tdo que se tira e tira e ñ repõe se acaba e aí ñ nos damos conta de que já ñ sai mais nada alem de palavras vazias temos que ter reservas ,nunca sabemos o quê ou quem vamos encontrar pela frente.amém

    ResponderExcluir
  3. wellington alexandresegunda-feira, abril 22, 2013

    É irmaos as virgens significa a igreja, o esposo é jesus temos q tá sempre preparado para a vinda de cristo a lampada representa nossa vida e o azeite reservado é o nivel esperitual de cada um, as prudentes é aquele q cumpri c a palavra de Deus em todos os aspecto principalmente c o ide do senhor

    ResponderExcluir
  4. esta passagem é muito tremenda temos que estar cheio do espirito santo e obediente a palavra do senhor

    ResponderExcluir
  5. A paz irmãos temos q estar cada dia preparados e vigilantes pq não sabemos nem o dia e nem a hora em que Jesus vira para buscar a sua igreja,e os que se afastaram voltem ainda há tempo de se arrepender

    ResponderExcluir
  6. Devemos estar atento para este momento que será único, buscando as coisas de cima, cumprindo sempre com nossas obrigações, mas não esquecendo que a vinda de Jesus está as portas.

    ResponderExcluir
  7. No assunto referido,vemos a necessidade de preparação espiritual, tendo uma vida em santidade e oração que glorifique a Deus,Jesus está nos dando tempo, que deve ser usado com sabedoria, tendo o reino de Deus como prioridade, com conservação da salvação está é a maior riqueza, salvação é um processo, onde um dia seremos glorificados e estaremos sempre com o Senhor, glória a Deus...

    ResponderExcluir